Sustentabilidade é sustentação, é conservar e cuidar de um sistema. No nosso caso, do vilarejo de Santo André. Norte das nossas escolhas desde o batismo da pousada com o nome do fruto das árvores que referenciavam a obra, integrada a natureza graças a bioarquitetura. Método de construção em harmonia com o ecossistema que aproveita as características climáticas para gerar conforto térmico, acústico e lumínico. Além de priorizar os recursos naturais produzidos regionalmente.

Nossas ações em prol de um vilarejo mais sustentável considera as relações com a comunidade. Que se dá por meio da contribuição no desenvolvimento local, a partir do apoio aos projetos, contratação de mão de obra e insumos de fornecedores regionais.

Abaixo alguns dos projetos que auxiliam a construção de muitas narrativas humanas em Santo André.

green

Com clima quente, úmido e praias que se estendem por toda costa, abrigo de uma grande diversidade de flora e fauna e ecossistemas: mata atlântica, restinga, várzea, mata ciliar, brejos, manguezais e recifes, a Vila de Santo André é parte da área de proteção ambiental APA Santo Antônio que percorre 23 mil hectares de faixa litorânea nas cidades de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre a foz do rio João de Tiba e a do rio Jequitinhonha para garantir preservação dos recursos naturais, como por exemplo, da vegetação de restinga vital para inibir a erosão fixando a areia e as dunas.

Na primeira semana de outubro, a região torna-se berçário para desova das tartarugas marinhas. Engenheiras do ecossistema, conhecidas assim devido a influência e ação que têm sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico. É o projeto maré, responsável pela  preservação das tartarugas e da restinga da praia de Santo André.

           Contato
          Telefones:  (73) 99954-0214 e (11) 99999-9376
          Facebook: facebook.com/projetomare.ba

Com apresentação ao público marcada tradicionalmente para acontecer em dezembro, o CCC desenvolve ações de diferentes categorias artísticas na comunidade local. São oficinas de expressão corporal, dança contemporânea, dança clássica, artes visuais e teatro. Além de workshops de capacitação e desenvolvimento em cerâmica, artesanato com sementes, elaboração de tintas com pigmentos naturais.  

Durante o ano, os arte-educandos em conjunto com os arte-educadores elegem um tema central de convergência entre pintura, arte cênica (dança, teatro, figurino, coreografia) e música, que irá se transformar no espetáculo, parte da identidade local.

O CCC realiza ainda atendimento psicológico a alunos, pais e moradores da comunidade. Além de atividades de lazer, como passeios e camping com as crianças; sessões de cinema infanto-juvenil; festas recreativas (dia das crianças). Apoio aos times de futebol locais, sua sede e aberta para palestras e amostras.

          Contato
          Facebook: facebook.com/santoandre.centro
          E-mail: santoandreccc@gmail.com

São 32 famílias pataxós que vivem na reserva aberta a visitação. A 12km do centro, é mais uma das experiências únicas para quem vai a Porto Seguro. É possível fazer trilhas, conhecer instrumentos de caça e a forma de viver em um kijeme (a oca dos guaranis). Dá para degustar peixe assado na folha de patioba e participar do Awê, cerimônia de canto e dança feita, dizem os índios, para entrar em harmonia com o sagrado e com a natureza.

Na Jaqueira, os turistas também podem experimentar alguns rituais dos pataxós, como carregar um pedaço de tronco de madeira no peso equivalente ao da futura esposa — exigência feita aos noivos da tribo — ou desenhar no rosto a pintura típica de quem é casado ou de quem é solteiro, dependendo do estado civil.

A Maria Marta, escola filantrópica é responsável pela educação de 45 crianças carentes entre dois e cinco anos na região. Um projeto da pedagoga Patrícia Farina que prepara as crianças à escola municipal, além de acolher os pequenos enquanto muitos pais trabalham. A iniciativa depende de doações e está aberta a visitação.

          Contato
          Telefones:  (73) 3671-4154 e (73) 99985-6058
          Facebook: facebook.com/escolinhamaria.marta

Criada em 2005, o Iasa, ong sócio-educativa ambiental e cultural leva educação e cultura a comunidade de Santo André. Três anos após sua fundação, foi criado o projeto ambiental musical que realiza oficinas de bandinha rítmica, canto/coral, flauta doce, violão, violino, viola, violoncelo, piano digital, percussão e lutheria (construção de instrumentos musicais). No total, são 160 alunos entre 4 e 18 anos, provenientes de famílias carentes de oportunidades, dos povoados de Santo André, Santo Antônio, Guaiú e indígenas de Coroa Vermelha. Proporcionar educação integral, acesso à cultura e lazer, convivência familiar e comunitária a estudantes da região são os principais objetivos do projeto.

           Contato
           Telefone: (73) 3671 – 4048      
           Facebook: facebook.com/ambientemusical2014
           Site: www.iasa.org.br

O projeto Vila Criativa trabalha o desenvolvimento do povoado através da economia local. Na promoção de projetos artísticos, culturais e ambientais aos moradores.

          Contato
          Telefone: (73) 99984-1807
          Facebook: facebook.com/Vila-Criativa-368310100580824

© 2020 - Todos os direitos reservados para Vila Araticum

Reservar

Open chat
Precisa de ajuda?

A retomada gradual e monitorada das atividades na Vila Araticum será feita mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde regulamentadas pela OMS. Clique para acessar nossos protocolos.