Mais que hospitalidade, nossa proposta é ser uma alternativa pragmática e minimalista voltada ao indivíduo, provendo um ambiente favorável ao reencontro amistoso com o próximo e consigo mesmo. É dar nossa pequena contribuição à arte de viver.
Frente ao mesmo propor o diferente; ante o desassossego a confiança, ante a agressividade a tolerância, ante o julgamento a compreensão, ante a indiferença a consideração, ante o desamparo a hospitalidade. Não pretensiosos de mudar o mundo, mas a nós mesmos partes dele.
A Vila Araticum nasceu da arte eternizada num quadro em outro continente, na cidade de Barcelona. A exuberância da natureza de Santo André, rica em cores e detalhes atraiu a atenção do arquiteto argentino Luis Alberto Busquetti, que tanto havia lido sobre a Bahia nos romances de Jorge Amado, durante sua adolescência na Argentina.
Projetar a casa da mãe da amiga, dona do quadro, em Santo André fora a oportunidade perfeita para conhecer o pequeno povoado, onde planejava permanecer por cerca de três meses até a conclusão do trabalho.
De lá para cá são mais de duas décadas em solo baiano, no pequeno vilarejo. Vivendo sonhos e participando de muitos, de vidas que por aqui passam, de diversas partes do mundo. A Vila Araticum fora inaugurada em 2002, pouco mais de três anos após a finalização do projeto da casa. Batizada com o nome do fruto das árvores que se espalhavam pelo terreno e serviam de referência a obra, até os dias de hoje é assim conhecida. Renovam-se as árvores e os sonhos.
A plantação dos pés de Araticum é pano de fundo da preservação da cultura e da natureza local. Interdependente do que a cerca, a pousada optou pela bioarquitetura para redução dos impactos ambientais e sociais de sua construção. Em harmonia com a natureza, utilizou materiais e técnicas naturais, com a priorização do uso de insumos e mão de obra regionais.
Em torno desse conceito de aproveitamento da biodiversidade com estímulo à economia local a Vila Araticum atua em parceria com a comunidade no desenvolvimento de ações com fornecedores, colaboradores e organizações não governamentais em prol de relações sustentáveis da cadeia produtiva e humana.
É parte do agradecimento de seu fundador à terra que o acolheu, oferecer acolhimento aos nativos e àqueles que vêm em busca de paz, de tranquilidade e de contato com a natureza. De família de imigrantes camponeses italianos, nascido na cidade de Rosário, Argentina, Busquetti se formou arquiteto, fixou moradia na Itália e na Espanha para concluir mestrados em arquitetura ecológica e desenvolvimento sustentável, em prática na Vila Araticum. Seja bem-vindo!